segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Além da Vida




Nesta semana mesmo, numa de minhas postagens de status do facebook, comentava: "Esperar no outro uma atitude que você tomaria nem sempre é agradável. A expectativa é que nos deixa vulnerável."

Ao sair do cinema concluí que isso vale também para filmes, afinal atrás de uma estória há uma pessoa, óbvio. Entrei na sala esperando um filme diferenciado, até porque Clint tem se mostrado um diretor mais CULT, preocupado com a alma humana; quem assistiu ao "Gran Torino" pôde comprovar isso.

Além da Vida tem uma abordagem superfcial sobre a Espiritualidade e o "pós morte" e ao mesmo tempo profunda. Direcionado principalmente a um público cético e materilista, o filme retrata três vidas que irão se cruzar ao final, e que nada tem a ver umas com as outras (a olho nú, apenas). Uma visão mais profunda nos mostra o quão ligados os seres humanos podem ser, se vivenciarem suas experiências de maneira plena e acreditarem que estão aqui na Terra com um propósito.

O autor recria ambientes simples do cotidiano para cada personagem com maestria, reportando assim, quem assiste, ao seu próprio mundo, repleto de mazelas e aborrecimentos do dia a dia, mas também com fatalidades das quais ninguém está totalmente livre de não vivencia-las, como um violento Tsunami, com efeitos especiais e realismo ímpares logo no início do filme.

Clint coloca o "Além Vida" para pessoas que precisam ter um primeiro contato com esse lado, diferentemente de "Nosso Lar", por exemplo, o qual fôra direcionado aos Brasileiros em especial, que abraçaram o Espiritismo com muito mais fervor do que em outras partes do mundo, muito embora o berço deste seja a França, retratada fortemente em na trama.

Com essa manobra, possívelmente ele conseguirá, de alguma meneira, deixar uma porta destrancada na cabeça de muitas pessoas, que após o filme só precisarão ter vontade de abri-la e conhecer um novo mundo , o da Espiritualidade. O 'free your mind' da trilogia Matrix também veio a minha cabeça durante o filme, haja visto que o Espiritismo (ou Espiritualismo para muitos) ainda é visto com ressalvas.

Se você espera por um filme com ares de modernindade ou...pretende ver algo que "Nosso Lar" ou "Chico Xavier" não revelou, reveja suas expectativas...ou deixe-as fora da sala...Assista "Além da Vida" de coração aberto...é um belo filme.

Bem, essa foi a minha opinião...a de um apreciador de bons filmes, apenas...adoraria saber a sua. Afinal estamos aqui neste mundo para compartilhar, não é mesmo?

Nenhum comentário: